Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

SEMANA DE AVALIAÇÕES

Aluno inteligente sabe que tem que estudar para fazer uma boa avaliação.
Então segue o Calendário de Avaliações Bimestrais!!!!!

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS








Neste sábado, dia 18/09, foi realizada na Creche Cantinho da Alegria, no Distrito de Araticum, a Oficina de Elaboração de Itens, na qual pudemos vivenciar uma experiência interessantíssima. Orientado pelo Especialista, Francisco Ricardo de Aguiar, Superintendente da SME e Coordenador Escolar da E.E.I.E.F. Luis Antonio de Aguiar, ratificamos nossos conhecimentos sobre o SAEB – Prova Brasil, e principalmente "aprendemos" como os itens são elaborados tendo a oportunidade de também produzir-los em grupo e individualmente.
Foi um encontro extremamente enriquecedor. Ao criarmos e analisarmos os itens, de acordo com os descritores, reforçávamos conhecimentos e aprendíamos a ter um novo olhar em relação a cada gabarito, bem como aos distratores.
Ao final, tivemos a certeza de ser um processo importante e muito estruturado/fundamentado.
Vale ressaltar que encontramos muitos gestores também participando dessa atividade, uma surpresa maravilhosa.
Onde também pudemos conhecer pessoas maravilhosas e profissionalmente capazes, reencontrar colegas e tecer novos olhares sobre os instrumentos de avaliação externa, em particular a Prova Brasil e Spaece.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

O Núcleo Gestor da E.E.I.E.F. Luis Antonio de Aguiar:
Arcanjo França de Morais (Diretor Geral);
Francisco Ricardo de Aguiar (Coordenador Pedagógico) e
Antonio Erisvaldo de Aguiar (Secretário Escolar)
Apresentam nesta quarta-feira, dia 22/09/2010, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), ministrado pela IEducare, com o curso de Especilização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, também nesta turma dois professores, José Evilásio de Aguiar e Marcelo Henrique Fernendes Silva.
Também estão concluindo o referido curso, os Gestores da E.E.I.E.F. Paulo Furatdo de Mendonça, José Luiz de Aguiar e Marlene Oliveira da Silva e da E.E.I.E.F. Padre Tarcísio Melo, Osiane Cavalcante e Francisca Robenilta Carneiro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Luís Antônio de Aguiar, situada na Vila Chapada-Ubajara-Ceará, foi construída em 1979, na Administração de Salustiano Lima de Aguiar. Contendo: 02 salas de aulas, 02 banheiros e uma cantina; 33 alunos, da 1ª a 4ª Série. Quadro de funcionários: Diretora: Raimunda Vaz de Aguiar, professora: D. Raimunda Vaz e D. Adélia e Funcionárias: Francisca Bócilia de Aguiar e D. Delourdes. Mas a educação na comunidade já existia com aulas nas casas de família, com as Professoras: Luiza Filinto e D. Otília. Depois de muita luta por parte alguns moradores ilustres, como: Esmerino Elias de Aguiar, Odilon Vaz de Aguiar e Luís Antônio de Aguiar, onde o primeiro era líder comunitário, o segundo doou a terra, para a construção, e o terceiro deu nome a escola, foi então que a Escola Luís Antônio de Aguiar foi construída. Após a passagem de diversos diretores: Raimunda Vaz de Aguiar, 1979 a 1981; Valdecir Neres de Aguiar, 1981 a 1982; Maria Dionísia Furtado da Costa, 1983 a 1985; Francisca Lima de Aguiar, 1986 a 1988; Valdecir Cunha de Aguiar, 1989 a 1992; Maria de Fátima de Azevedo Manso, 1993 a 1998 e Arcanjo França de Morais, 1999 até o presente momento, diversos professores e administrações públicas, a escola apresenta a seguinte estrutura:
Setor Administrativo: 01 Secretaria Escolar; 01 Diretoria; 01 Almoxarifado; 01 Depóstiso para merenda escolar; 03 Banheiro M/F; Jardim Interno e Área Livre. Setor de Serviços: 01 Cantina; 02 Banheiros Masculino e Feminino; 01 Pátio Coberto.
Setor Pedagógico: 05 Salas de Aula; 01 Sala dos Professores; 01 Biblioteca; 01 Sala de Leitura; 01 Sala de Vídeoteca; 01 Quadra Recreativa e 01 Quadra Poliesportiva. As salas são amplas, assim como os corredores. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e comunidade visando a preservação do próprio prédio escolar. Por tratar-se de uma construção de grande porte, são muitas as despesas para limpeza, manutenção e conservação do imóvel, nem sempre havendo recursos financeiros para todas as intervenções necessárias.
Recursos Técnicos e Pedagógicos: A Escola se acha relativamente equipada para dar consecução às suas atividades educacionais. Conta 01 aparelho de televisão, 01 de vídeo e 01 DVD, 01 datashow, 01 computador com 01 impressora multifuncional HP M1120 (usados somente pela administração), 02 aparelhos de som com acessórios e 01 caixa amplificada, 01 máquina fotográfica digital, 01 mimeógrafo, biblioteca com aproximadamente 450 volumes. Possui também material pedagógico específico (jogos, etc.). A parte de administração está bem instalada, com mobiliário e equipamentos adequados ao seu uso. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades. Há ainda equipamentos elétricos e ferramentas para limpeza e manutenção das instalações.
Recursos Humanos: Oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos, a Escola conta com 15 professores em seu quadro, 01 Diretor Geral (Arcanjo França de Morais) 01 Coordenador Pedagógico (Francisco Ricardo de Aguiar de Aguiar), 01 Secretário Escolar (Antonio Erisvaldo de Aguiar), 11 Auxiliares de Serviços, 03 Merendeiras e 02 vigias.
Distribuição das Salas Por Período: Atualmente, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Luis Antonio de Aguiar oferece ensino para 275 alunos (Censo 2010) em todas as séries: Educação Infantil, 34 alunos, Ensino Fundamental, 204 alunos e Educação de Jovens e Adultos (EJA), 37 alunos. Os alunos estão subdivididos em três períodos: manhã, tarde e noite.
A Comunidade: A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Luis Antonio de Aguiar, está localizada na Vila Chapada, município de Ubajara, cidade conhecida nacionalmente e internacionalmente pela beleza de sua matas, Bondinho e Gruta. Há toda uma população pobre, carente e trabalhadora, Residem em habitações não com muito conforto, geralmente inacabadas, de alvenaria. A estrutura rural oferece água encanada em boa parte das casas, assim como eletricidade. Poucas, porém, usufruem de esgotos públicos, calçamento e iluminação.
Não contando com empregos, a população local vê-se obrigada a migrarem, em busca de trabalho em outros estados.
O atendimento médico à região é precário, havendo um PSF da Prefeitura no Distrito de Araticum, um Posto de Saúde na Vila Chapada, este próximo à Escola. Quanto a atendimento hospitalar, somente no Hospital Municipal de Ubajara (distante muitos quilômetros) ou no Hospital de Frecheirinha, também distante.
A Vila, assim como os demais sítios próximos (Pedra Branca, Ipuzinho, Itaipu, Tamundé, Poção, Albino, etc.) encontra-se na região de mananciais, teoricamente protegida por lei contra devastação ambiental. A maioria dos terrenos e imóveis do local, porém, são de invasão, ou seja, foram cercados ou construídos de maneira irregular ou ilegal. Não há bancos próximos, apenas pequeno comércio, feito de algumas lojinhas e pequenas mercearias, dentro do perfil de poder aquisitivo da população local. A Comunidade e os sítios são servidos por 02 linhas de pau-de-arara, com passagem nos sítios pela manhã cedo. O atendimento escolar também supera as necessidades, havendo poucas escolas públicas nos sítios vizinhos.
A falta de áreas de recreação e lazer adequada para os jovens aprofunda ainda mais a instabilidade social da Vila, pois, aliada à falta de oportunidades de emprego, canaliza as energias da clientela para as drogas e êxodo rural.
A Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade; apesar disso, não é grande a participação da mesma nas atividades regulares da Escola, restringindo-se a um número de pequeno pais mais conscientes e cooperativos.